Vidro Temperado

0

O vidro temperado é uma das alternativas mais utilizadas na Construção Civil. O material é ótima alternativa devido à segurança que oferece: diferentemente de outros vidros, ele passa por um processo que aumenta sua resistência térmica e modifica seu “modo” de quebra.

Quando se quebra, o vidro temperado não gera cacos. Ao invés disso, quando danificado, ele estilhaça em pequenos pedaços. Arredondados na ponta, os fragmentos causam menos acidentes, pois não têm poder de corte tão intenso como cacos.

Além disso, o material tem alta resistência térmica e mecânica. Isso significa que ele não absorve calor em excesso, e que não é danificado facilmente. Por isso também ele possui sua resistência contra impactos, que o torna perfeito para aplicação em portas, janelas e outras estruturas que são constantemente movimentadas.

Cuidados na instalação

Na hora de instalar o material, seja qual for a estrutura, é necessário cuidado à medição do vidro. Por ser pouco flexível e mais resistente, o produto não pode ser furado ou cortado após passar pelo processo de têmpera. O processo de têmpera aplica grandes quantidades de calor e frio sobre uma peça de vidro comum, que após o processo se torna temperado e resistente.

Ou seja: ao escolher o vidro temperado, é fundamental que você conte com o auxílio de um especialista. Esse especialista vai medir o espaço em que a peça será instalada, realizar o polimento das bordas ou desenhos desejados, e verificar a necessidade de furos e parafusos. Em seguida, deverá ser produzida uma peça de vidro sob medida.

Quando essas especificações são verificadas apenas após a compra do vidro, o material pode se estilhaçar ao ser manipulado. Afinal, ele não pode ser cortado ou furado e, a peça terá que ser descartada àquela instalação.

Vantagens do vidro temperado

Outra vantagem do material é a capacidade de isolamento acústico no espaço em que ele é aplicado. Independentemente do ambiente, o som acaba por se limitar apenas àquele cômodo, sem incomodar os demais locais.

Por isso, ele costuma, por exemplo, ser o escolhido para os “aquários” de vidro, salas transparentes em escritórios, mas que precisam ter suas conversas limitadas apenas àquele local.

Essa mesma característica torna a opção ideal também para instalação em portas, janelas e divisórias entre cômodos. Como entre a sala de estar e o corredor, o que impediria que o som da televisão atrapalhasse o descanso nos quartos próximos.

Pode ser interessante ainda para ambientes externos, já que as peças de vidro temperado podem proporcionar a característica acústica e, ao mesmo tempo, deixar passar a luminosidade natural ao espaço.

Vidro blindex?

O vidro temperado é também chamado de Blindex. Blindex, no entanto, é a marca mais famosa fabricante do material. Isso quer dizer que as conhecidas portas blindex, instaladas principalmente em boxes de banheiro, são na verdade material temperado de alta resistência. É por isso que a peça não se quebra aos constantes impactos de abre e fecha.

Vitrines de lojas, fachadas de edifícios e vários outros também podem contar com este vidro. Basta sempre contar com um profissional da área, e a instalação da peça só tem a agregar à decoração e ao bem-estar do espaço!

Solicite seu orçamento





Leave A Reply

Your email address will not be published.