Porta de Vidro

0

Instalar uma porta de vidro é uma ótima alternativa à decoração de um espaço. Ela traz modernidade e grande elegância, além de permitir boa iluminação do imóvel.

Suas aplicações também são uma vantagem: uma porta deste tipo pode ser utilizada na entrada de casa, como divisória entre cômodos e até como substituição às portas de madeira em armários e guarda-roupas. Basta apenas planejamento adequado, e contar com uma vidraçaria de confiança para o planejamento e execução.

Modelos de porta de vidro

O modelo pivotante de porta de vidro é um dos mais elegantes. Ele é ideal para instalação nas entradas de casa e apartamentos, pois ao ser aberta ela é projetada para fora, girando sobre o próprio eixo. Quando o modelo é maior, a opção se torna ainda imponente, conferindo enorme beleza ao ambiente.

Já as portas de abrir são as mais convencionais. Ela utiliza dobradiças e batente, e garante ótima proteção térmica e acústica. Quando é de vidro, é interessante que o material possua certa opacidade, pois assim permite maior privacidade onde quer que seja instalada.

Há ainda as peças deslizantes. Elas são bastante práticas, e ideais para ambientes em que não se deseja otimizar o espaço. Elas são interessantes, inclusive, para instalação nas saídas para o espeço externo, permitindo que a luz do local adentre o imóvel. Essas instalações oferecem ainda a sensação de amplitude do cômodo em que estão localizadas, pois permitem ver através delas.

Vidros para instalação

Na maior parte das vezes, o melhor é utilizar os chamados vidros de segurança. Como portas estão em constante movimento, elas ficam mais sujeitas à quebra devido aos impactos. Assim, os vidros de segurança garantem que o material não se danifique facilmente.

Deste modo, os materiais ideais para portas são os vidros temperados, laminados e aramados. O temperado é aquele passa pelo processo de têmpera, ou seja, a aplicação de grande calor e frio. Ao fim da técnica, o material adquire maior resistência mecânica e térmica.

Ao se quebrar, ele ainda se fragmenta em pequenos pedaços, ao invés de cacos pontiagudas. Aí fica caracterizada sua questão de segurança: sem cacos, os fragmentos causam menos acidentes.

Essa característica também está presente no vidro laminado. Só que ao invés de se fragmentar, os pedaços do material ficam presos entre as lâminas de plástico ou resina. Isso diminui ainda mais a chance de acidentes, e dá maior tempo hábil para troca da estrutura danificada.

Finalmente, o vidro aramado possui uma grelha metálica, que segura os fragmentos do vidro quando ele se quebra. Ele também possui ótima resistência contra o fogo. Como a grelha metálica ainda aparece através do vidro, o quadriculado dá um belo visual decorativo ao cômodo em que é instalado.

Independentemente da escolha pelo vidro e o local de instalação, é fundamental ter atenção ao nível de transparência do material. Se muito clara, a porta pode acabar por causar acidentes, uma vez que será difícil visualizar se ela está aberta ou fechada. Logo, é importante aplicar detalhes, níveis de opacidade ou jateados sobre a peça. As diferenciações vão permitir sua melhor visualização no dia a dia, sem prejudicar a luminosidade proporcionada pelo vidro.

Solicite seu orçamento





Leave A Reply

Your email address will not be published.